.comment-link {margin-left:.6em;}

BlowingBytes

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Jogando Online

Computadores conectados são anteriores à Internet - houve uma época que as redes de computadores eram comutadas como se fossem centrais telefônicas. Foi a época dos Bulletin Board Systems (BBS).

GEnie, America Online, Prodigy, CompuServe... Grandes nomes dos serviços online norte-americanos que eram o sonho de consumo de todo mundo que tinha um modem na década de 80 do Milênio Passado (!!). Eu inclusive...

Meu primeiro contato com uma BBS (que já não era uma novidade!) se deu ainda nos meus tempos de Apple II, lá pelos idos de 1985 (eu acho). E já nesta época uma feature simplesmente fantástica era o BBS Door - para os informatas de plantão, uma Door era um mecanismo que permitia ao gerenciador da BBS chamar um programa externo que seria usado remotamente pelo usuário contectado. TELNET é bleeding edge perto disto!! :-)

Como sempre ocorre com as maiores invenções da humanidade, seu principal uso foi... Divertimento!

Passei horas da minha vida (e uma puta grana de telefone!) conectado às BBS nacionais (saudades da CODiE!, Mingo, quando é que você vai criar uma versão TELNET da CODiE??) e, (ui) uma vez no exterior. A Scene nacional não era tão viçosa quanto à norte-americana, mas nós nos viráramos bem com o que tínhamos disponível.

Com a Internet, as opções de jogos explodiram. Jogos de ação em 3D (meu, como me diverti com o Team Fortress do Quake 1) ganharam uma nova dimensão.

Mas os Door Games (como o BlackNova) daquela época deixaram saudades, apesar de tudo. Ou não! :-) Nos meus tempos da pontoBR, tive contato com um jogo online chamado Planetarium - em português para brasileiros! E com uma interface HTML riquíssima se comparado aos "gráficos ANSI" do famoso pioneiro Trade Wars.

Há vários destes jogos mundo afora, mas selecionei estes para publicar aqui:

* Aevus Obscurum : Um Santa Paravia elevada à enésima potência. Você reina sobre um estado europeu do século 14 e seu objetivo é nada mais nada menos que o domínio do mundo conhecido.

* StarSphere : Mesmo enredo, mas em ambiente espacial. O site clama haver milhares de jogadores disputando o espaço no céu com você.

* Meteorus : Jogo brasileiro (aparentemente inspirado no Planetarion). Também o mesmo enredo, mas em português. Acho que é a opção ideal para quem quiser brincar com este estilo de jogo.
SOBRE O METEORUS

Meteorus é um jogo online de estratégia em tempo real multi-jogadores ambientado no espaço. O jogador é dono de um planeta que deve desenvolver tecnologicamente através de pesquisas e construções, minerar recursos na superfície e em meteoros, montar uma frota de naves para defender-se de outros jogadores e acima de tudo envolver-se politicamente com o universo que o cerca.

O universo é compartilhado por todos os jogadores. Isto significa que ao ingressar nesta batalha online você estará jogando contra pessoas reais, de todo o Brasil, e não contra inteligências artificiais. Os planetas estão agrupados em quadrantes, com 10 jogadores em cada um. Jogadores em um mesmo quadrante jogam juntos, defendem-se mutuamente, atacam em conjunto ... enfim, lutam juntos pela conquista do universo. Muitas vezes, seus 9 companheiros de quadrante são seus únicos amigos em um universo de mais de 3.000 jogadores.

Por ser 100% online, você não precisa comprar nada e muito menos fazer qualquer download para jogar. Basta fazer sua inscrição e entrar na guerra.

Sendo em tempo real, a ação nunca para. Seu planeta está sempre produzindo, pesquisando e construindo, mesmo quando você não está online. Você dorme, trabalha, viaja, passeia, joga ... E seu planeta está sempre lá, interagindo com o universo. Claro que isto significa estar vulnerável também 24 horas por dia, podendo receber ataques a qualquer momento. Nestas horas você agradece por seus companheiros de quadrante, que podem enviar-lhe defesa caso não esteja online no momento.

Isto é Meteorus: Uma guerra interplanetária em escala épica, onde você é o principal personagem !
As inscrições para o próximo Round do Meteorus estão abertas! Quem topa uma rodada?

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Feliz Aniversário, ENIAC! - UPDATED

Hoje, o primeiro computador programável do mundo completa 60 anos.

Mesmo sendo um monstro consumidor de energia (170.000 watts!!), usando um sistema numérico esotérico decimal de 10 digitos, ele foi usado na solução de problemas complexos como a construção da primeira bomba de hidrogênio. Acredita-se que em suas 80.223 horas de operação ele realizou mais cálculos que toda a humanidade desde o início dos tempos até sua o dia em que foi ligado pela primeira vez.

Mesmo que absolutamente nada de sua arquitetura tenha sobrevivido nos modernos computadores (o único ponto em comum é o uso da eletricidade :-P), o ENIAC foi o marco zero da História da Computação Moderna.

Leia mais na News.Com.

Update (15/fev): A Computer World publicou uma entrevista com J. Presper Eckert, um dos inventores do ENIAC e já falecido em 1995. A entrevista foi extensamente comentada na Slashdot).